quinta-feira, junho 12, 2008

esperando o dia 17...

C - Reflexão pessoal sobre a necessidade de preservamos a natureza.

A natureza é a nossa segunda casa e certas pessoas não têm consciência que as árvores são o nosso oxigénio, as plantas as nossas amigas, o oceano a nossa água… sem eles não sobrevivíamos.
Continuamos a maltratar o ambiente, com o que não nos interessa atirado para a rua, não fazendo o esforço de aguardar para depois depositar no lixo, fazemos poluição do ar com o fumo do cigarro, com os escapes dos carros, com os devastadores fogos de verão, com as fogueiras e, cada ano que passa, o nosso céu cada vez vai ficando mais cinzento e aí, então, lamentamo-nos por já não poderemos usufruir o azul, a vida do céu.
Já pararam um minuto e entender que nos estamos a matar a nós próprios? E há também a poluição sonora que também tanto mal faz ao sistema nervoso ...
É preciso tão pouco para não poluir, não maltratar a natureza. Colocar sempre o lixo na lixeira, não desperdiçar, por exemplo, em vez de usarmos saco de plásticos, utilizarmos papel reciclado, sacos de algodão, de linho, deixar de fumar, aproveitar ao máximo o papel em vez de o desperdiçar sem nada… São pequenos gestos que fazem uma enorme diferença, não é preciso fazer tudo já, de uma vez, é uma questão de tempo e de educação, cada dia mudamos um pouco e, sem querer, torna-se o nosso hábito, e graças à pequena alteração do nosso comportamento, vamos melhorar a nossa casa comum – o mundo.
P.S. – das leis que os governos deveriam fazer para obrigar os donos das fábricas poluentes a cumprir, escreverei em outra ocasião.