quarta-feira, junho 11, 2008

esperando o dia 17...


REFLEXÕES À VOLTA DE:


A - Quem tem coragem para enfrentar os perigos vence-os antes que eles os ameacem. (Públio Siro - escritor latino)

Com tanta maldade no mundo, actualmente, só pessoas com uma grande força interior e com uma imensa coragem conseguem enfrentar os perigos, por exemplo: os grandes problemas da sociedade, os segredos obscuros, a violência doméstica, o vício do álcool ou da droga, as regras da sociedade, a prostituição. E a lista é infinita, há inúmeros problemas. No entanto, há pessoas que se encontram no meio do problema, acordam um dia, e despertam verdadeiramente, então, cheias de vontade, conseguem ultrapassar as dificuldades; outros, vencidos pela inércia, pelo fatalismo, nem se atrevem a experimentar…

Felicito as pessoas corajosas que ultrapassaram todos os obstáculos, toda a humilhação. Mesmo que haja dias bem piores que outros…



B - O homem vale porque é homem, não porque é judeu, protestante, alemão, italiano… (Hegel – filósofo alemão)

O homem, em si, é Homem. É indiferente a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião. Seja alto, baixo, pobre, culto, viajado, ignorante, a grande importância comum de todos os homens é a carne e os ossos e que une todos os seres humanos, para além das diferenças que interferem na sua vida, no seu quotidiano através da religião, da política, das influências…

Basta ser um homem, um ser vivo, para ter um valor essencial aqui no mundo. E é com o Homem adulto, através das suas atitudes, dos seus comportamentos, da sua maneira de estar na vida, que podemos aprender a palavra, a experiência da vida, os conselhos da sabedoria; nele, buscamos ajuda, amparo, protecção, ensinamentos.

O homem, seja qual for o seu credo, a sua nacionalidade, tem que concentrar em si o germe do exemplar para bem estar de quem o rodeia, deve espalhar o bom sentido de viver, ignorando as diferenças ideológicas, religiosas, étnicas, e felicitar-se sempre pela presença de coisas novas, de novas maneiras de pensar, novas visões sobre antigos problemas.


1 Comments:

Blogger wind said...

Parece-me muito bom o que escreveste e saliento o último parágrafo que só assim respeitando isso tudo evitariamos por exemplo a guerra.
Beijocas

11:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home