quarta-feira, junho 27, 2007

... nas férias - III



A minha opinião sobre o artigo



• “Os surdos sentem-se felizes assim…” Custa-me acreditar ser verdade pois nem eu, como surda, sou feliz. Quando acabam as pilhas do aparelho fico desesperada pois fico com imensas saudades de ouvir. Por vezes não me apetece nada usar aparelho por doer a orelha, devido ao peso do aparelho, mas passada uma hora, volto a pô-lo, sem dúvida. Nem sei como é possível não ouvir nada em pleno toda a vida... É um pesadelo.

• Concordo com a opinião expressa por admitir que alguns surdos dominam mal a escrita. Eu não queria terapia da fala nem apoio de português, hoje reconheço que me ajudou a melhorar. Graças a esse esforço, consegui envolver-me com o Mundo dos Ruídos, dos sons. Ainda recordo o meu choro durante o caminho para a terapia da fala, implorava à minha mãe: hoje não, por favor, mãe! Na próxima eu vou...
• Discordo da afirmação que é bom ser surdo, na minha opinião, de surda, há algo de incompleto para o Mundo dos Ruídos, dos sons.

• E também discordo completamente (fogo!) do facto dos pais surdos quererem um filho surdo. Eu, mesmo surda, casada com um ouvinte, ou surdo, seja o que for, quereria sempre ter um filho ouvinte para que não sofresse como eu.

• Fiquei admirada com a alta percentagem de surdos que casam com surdos por fazerem parte de uma mesma cultura... Sei perfeitamente que a relação ficava mais claro mas, ao mesmo tempo, também era tão bom ter um parceiro ouvinte para que me ajudasse nas situações problemáticas, incompreensíveis. Ficava mais descansada e muito mais feliz se tivesse um parceiro ouvinte. E ele também poderia ficar enriquecido com “os meus silêncios”.

• Estou perfeitamente ao lado das mães para que seus filhos surdos tenham muita, e eficaz, terapia da fala pois só assim é que vão compreender melhor o mundo real. Graças a minha mãe, teimosa, a empurrar-me desde pequenina, que agora namoro com um ouvinte, que sou muito feliz e ajudada. Obrigada aos dois e a Deus por ser forte!

• Penso que uma criança surda deve aprender Língua Gestual, desde muito cedo, mas deve também aprender a perceber e a expressar-se oralmente. Ser absolutamente bilingue só a irá ajudar na sua plena inserção na sociedade.

• Gostei muito da “janela” onde se destacam as diferenças. Parabéns.

• Não me agradou a parte do artigo onde se afirma que os surdos não conseguem fazer Leitura Labial pois eu sei que são capazes... Com fé, perseverança, determinação, conseguem sim! Tal como eu consigo! =)))


  • Comentem... que quero saber as vossas opinões! =)



2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Rita,

terá ainda o artigo? Poderia indicar qual é, de onde é, quem o escreveu?

Excelente decisão esta, a de pôr o blog 'em dia' :=)))

Beijinho,

eli

3:56 da tarde  
Blogger wind said...

Não sei de que artigo falas, mas o que escreveste está muito bem explicado, muito bem escrito e tens toda a razão:)
Continua em frente com toda essa força:)
Beijos

1:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home