terça-feira, junho 26, 2007

... nas férias - II


O meu trabalho visa referir a diferença entre a importância da maquilhagem em duas épocas distintas: no séc. XVIII e no séc. actual.

No séc.XVIII, a maquilhagem era muito importante pois ajudava a mulher a ter aparência quase divina. Mesmo algumas pessoas, as das classes mais desfavorecidas, a usavam para parecerem o que não eram. Pensavam que a maquilhagem “escondia”... por ex: o seu estrato social, ou então, por debaixo da maquilhagem, a sua cara. Ao mesmo tempo também queriam ser adoradas, encantar os homens, mostrando-se assim.
O mais importante era o pó de arroz, o mesmo que a base actual, que ajudava a disfarçar as manchas ou pontinhos negros. E o negro que contornava os olhos para dar um olhar mais profundo e mais singular, dando aparência da “janela aberta” para a vida.
O pó avermelhado que as mulheres colocavam na parte superior da face também contribuía para os embelezar, dando-lhes uma aparência mais saudável.
Por fim, o vermelho nos lábios, a parte do rosto que mais chamava a atenção para uma possível paixão calorosa.

Na época actual, cada pessoa maquilha-se como quer, a nossa sociedade, hoje, não tem um só conceito da beleza.
Hoje é-se abertamente livre para usar o que apetecer. É de livre escolha de cada uma, ou “cara lavada”, ou ligeiramente maquilhada ou muita pintada...


Em geral, prefiro a época actual pois parece-me que a mulher tem mais liberdade para ser ela própria.



1 Comments:

Blogger wind said...

Escreveste tudo bem explicado, directa ao assunto e bem:)
É assim que gosto:-)
Beijocas*

1:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home