quarta-feira, novembro 22, 2006



ESPECIAL - ENTREVISTA

Antes de mais, quero agradecer-te a tua pronta disponibilidade para este encontro. Queres começar por fazer a tua apresentação e contar-nos como começou o teu interesse pela comunidade surda?

Sou um jovem deste tempo, estudo, mas também gosto de me divertir, passear, de observar bem o que me rodeia.
Ainda não a conheço em profundidade, mas a comunidade surda portuguesa é, a meu ver, muito retraída. Os surdos defendem-se muito uns aos outros, lutam pela defesa dos seus direitos pois sentem-se muitas vezes discriminados…

Discriminados? Queres explicar melhor?

(Sorriso) Todos os grupos minoritários são de algum modo discriminados, não é verdade? Veja-se o caso das mulheres, dos trabalhadores emigrantes, etc, etc. No caso dos surdos parece-me que não há suficiente informação a respeito das suas necessidades, das suas especificidades. Não sei de muitos surdos nas faculdades, poucos conseguem tirar um curso superior,…

Achas que os surdos são pessoas diferentes?

Absolutamente um grande não, são seres humanos iguais a todos os outros seres humanos, com defeitos, com qualidades. São diferentes apenas porque muitos já nasceram sem ouvir, outros perderam a audição muito pequenos.
Eu namoro com uma rapariga surda, para mim é muito especial e o facto de ela ser surda não afecta a nossa relação.

Namoras uma rapariga surda, conheces e convives com outros surdos?

Só há relativamente pouco tempo encontrei esta pessoa surda, muito especial, a minha namorada. É uma moça extraordinária, muita esperta, trabalhadora, alegre, dinâmica. Com inúmeras qualidades. Conhece melhor o mundo do que certos ouvintes. Embora conhecendo menos bem, convivo com outros surdos, jovens, como todos os outros jovens existentes no mundo.

A tua namorada é surda, como acabaste de afirmar. Como comunicam? Oralmente ou por gestos? Já alguma vez estiveste perante uma situação de impossibilidade comunicativa?

A minha namorada é surda, mas faz uma perfeita leitura labial e eu entendo perfeitamente o que ela diz. É uma ideia errada que a generalidade das pessoas tem, mas ser surdo não significa ser mudo. Por outro lado, ela fala também em Língua Gestual Portuguesa. Sabe usar aqueles gestos lindos, lindos, as mãos dela, ao falar, parecem um bailado perfeito e as expressões faciais e corporais são uma maravilha. Estou a aprender com ela a Língua Gestual. Nunca aconteceu, mas se um dia houver alguma dificuldade de comunicação entre nós, escrevemos, desenhamos…

O que é a Língua Gestual?


A L.G.P. é uma Língua, com regras e estrutura próprias. E a minha namorada já me ensinou que a Língua Gestual Portuguesa é hoje um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Espera um pouco… até tenho aqui a cábula com o que ela me ensinou… Olha, vou ler-te, … no cap.III, Direitos e Deveres Culturais, o art. 74 “ Ensino e o Direito ao Ensino e à Igualdade de Oportunidades de Acesso e de Êxito Escolar, na alínea h) diz que "incumbe ao Estado... proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e de igualdade de oportunidades".

O que mais admiras na tua namorada?

A sua força de viver, a capacidade de resolver os problemas, a sua frontalidade, a sua honestidade.


Mais gostaria de saber e de conhecer desde tão pouco conhecido mundo dos surdos portugueses
mas o tempo foge...
Foi muito agradável falar contigo, voltaremos a encontrar-nos... Até breve, obrigada!




Nota: a equipa do nosso jornal introduziu algumas correcções. :=)))


3 Comments:

Blogger wind said...

Magnífica entrevista onde foram focados todos os pormenores dos surdos-mudos!
Infelizmente ainda não se dá importância a essa "minoria":(
Gostei muito quando o namorado disse que gostava de ver os gestos que a sua amada fazia, como uma bailarina.
Isto prova que se pode ver poesia em tudo:)
Continua a escrever mais, pois és uma pessoa muito "rica" ao partilhares tudo connosco:)
beijocas*

10:48 da tarde  
Blogger wind said...

Magnífica entrevista onde foram focados todos os pormenores dos surdos. Referiu-se e muito bem que não são mudos:)
Infelizmente ainda não se dá importância a essa "minoria":(
Gostei muito quando o namorado disse que gostava de ver os gestos que a sua amada fazia, como uma bailarina.
Isto prova que se pode ver poesia em tudo:)
Continua a escrever mais, pois és uma pessoa muito "rica" ao partilhares tudo connosco:)
beijocas*

11:11 da tarde  
Blogger Natureza said...

Boa entrevistada! Digo eu! Eu já descobri quem é esse tal "namorado".
Beijos

5:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home